Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PSCT 2013: inicia prazo para solicitar cotas e isenção de taxa

       
— registrado em:
Há políticas para estudantes da escola pública, assentados da reforma agrária e outros casos. Pedido deve ser feito até o dia 21 de setembro
PSCT 2013: inicia prazo para solicitar cotas e isenção de taxa
Instituição adota diversas políticas de inclusão
O Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT 2013) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) iniciou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição. É possível pedir isenção do valor até o dia 21 de setembro, se atender aos critérios descritos nos editais disponíveis a partir do link http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo/Cursos-tecnicos Entre os critérios ser aluno da rede pública ou bolsista integral em escola privada, receber Bolsa Família ou outros requisitos legais. O IFPB está ofertando 3.174 vagas em cursos técnicos para quem é concluinte do ensino fundamental ou do ensino médio.
No mesmo prazo que vai até 21 de setembro, também é o período para solicitar inscrição na cota de 50% das vagas do Ensino Médio Integrado ao Técnico, reservada para concluintes do ensino fundamental na rede pública. É preciso estar atento a toda a documentação comprobatória a ser entregue. A inscrição é online, mas para quem deseja solicitar esse benefício, é preciso fazer o requerimento nos campi do IFPB em Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel ou Sousa.
No Ensino Subsequente, para quem já concluiu o ensino médio, há outra cota nos cursos a distância, a novidade do PSCT 2013. Para a EAD, foi firmado convênio com a Secretaria de Educação do Estado e estão reservadas 70% das vagas para alunos vindos da rede estadual paraibana. O curso é em parceria também com a Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).
Nos cursos de Sousa, 20% das vagas são reservadas para quem vive em assentamento da reforma agrária. Para todos os benefícios de cota e de isenção, o prazo para solicitação é de 10 a 21 de setembro. No dia 5 de outubro, é divulgada a relação de quem teve as solicitações aceitas. Ainda é possível interpor recursos no dia 8 de outubro. A lista final é divulgada no dia 15 de outubro, restando quatro dias para efetivar a inscrição sob outra condição.
O IFPB reserva 5% das vagas para candidatos com deficiência, mas esses podem indicar essa condição durante todo o processo de inscrição, que se encerra em 19 de outubro. Uma palestra nos campi do IFPB está preparada para esses candidatos no dia 19 de setembro.
No PSCT 2013, há 61 cursos entre técnicos integrados ao Ensino Médio e subsequentes. Para o técnico integrado, voltado a quem concluiu o 9º ano do Ensino Fundamental, estão sendo disponibilizadas 1.246 vagas presenciais. Na modalidade Subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio, são 1.528 vagas presenciais e 400 na Educação a Distância, a novidade desse PSCT 2013.
A oferta de vagas na EAD será no curso técnico subseqüente de Segurança do Trabalho. São 50 vagas em cada um dos polos distribuídos nos campi Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Sousa.
Entre os novos cursos presenciais estão Secretariado, Contabilidade e Geologia. Há ainda os cursos de Informática, Edificações, Manutenção e Suporte em Informática, Controle Ambiental, Eletromecânica, Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Instrumento Musical, Agropecuária e Agroindústria. Há um total de 2.774 vagas em cursos presenciais.
Para todos os cursos, as inscrições devem ser feitas através do site do IFPB no link feito pela Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), organizadora da seleção: http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo/Cursos-tecnicos A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para o Técnico Integrado e R$40,00 para o Técnico Subsequente. A prova será aplicada no dia 25 de novembro, a partir das 08h.
Assista ao vídeo de animação stop-motion do PSCT 2013 no nosso canal no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Sq4z1dA95j8 e também não perca as novidades no twitter @ifpboficial e napágina do IFPB no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado